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 Circular nº 018 Voltar

Ref. Procedimentos Para Controle, Estabilidade e Economia de Tráfego e Sinais das Dragas.


Prezados Empreendedores :


Considerando tratar-se de interesse recíproco de nossa Empresa e dos Clientes que o tráfego mensal e respectivos sinais atendam mensalmente os requisitos de Controle, Estabilidade e Economia, elaboramos a presente Circular para informar os procedimentos que, uma vez adotados pelos Empreendedores e respectivas Dragas, contribuirão em muito para que estas características se concretizem, a saber:

1. Circular nº 017/2009. Lembramos, inicialmente, que a Circular nº 017/2009 definiu os procedimentos que estão sendo seguidos pela nossa Empresa visando a melhoria e estabilidade dos sinais das Dragas, que obedecem a 3 (três) estágios seqüenciais: 1) Instalação do Sistema Independente de Alimentação, para o caso das Dragas que ainda não dispõem do mesmo; 2) Avaliação técnica pelo profissional Carlos Alberto Peres, acerca da situação do sistema elétrico da Draga, indicando, se for o caso, as melhorias que devem ser realizadas no sistema elétrico e de alimentação da embarcação, visando garantir o suprimento de energia adequada para o rastreador; 3) Monitoramento da qualidade da energia que está suprindo o rastreador, pois que o novo programa (ou script) instalado no mesmo avisa a Central de Rastreamento quando a voltagem da referida alimentação fica abaixo do padrão exigido pelo rastreador.

2. Influência da qualidade de energia e custo do tráfego. Importante esclarecer que o valor do tráfego aumenta sensivelmente quando a energia de alimentação do rastreador se torna deficiente, pois que nesta situação a energia deficiente não permite que o equipamento controle de forma adequada o intervalo de emissão de sinais, tendendo a sobrecarregar as emissões e onerar o tráfego. Conforme nossa experiência, os menores valores de tráfego são alcançados quando se conjugam 3 (três) fatores: a) A área em que opera a Draga, corresponde a região de cobertura da rede da operadora que apresenta boa qualidade de transmissão GPRS (para transmissão de dados), reduzindo assim a emissão de sinais via satélite; b) A Draga tem antena amplificadora de sinal instalada, antena esta que amplia a recepção de sinais da rede GPRS, reduzindo o tráfego por satélite: c) As baterias e o sistema de alimentação da Draga permitem o suprimento de energia de qualidade para o rastreador, ao longo de todo o mês, pois neste caso o equipamento controla de forma adequada o intervalo de emissão dos sinais, e tende a utilizar mais a rede GPRS e menos o sistema satelital.

3. Variações de valores de tráfego. O valor do tráfego mensal varia de conformidade com a quantidade de sinais/mensagens enviados para a Central de Rastreamento via satélite, pois que as mensagens pela rede GPRS, independentemente do número, apresentam o valor fixo de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais), enquanto cada mensagem enviada via satélite tem o custo unitário de R$ 0,28 (vinte e oito centavos). Portando, quanto melhor for a recepção dos sinais da rede da operadora GPRS junto ao rastreador, quanto melhor o funcionamento destes, e quando melhor for a condição de funcionamento da rede GPRS na área de operação da Draga, menos o sistema envia mensagens utilizando o satélite. Por outro lado, reitera-se que o menor uso do sinal de satélite depende dos 3 (três) fatores listados no item “2” e também da qualidade da rede da operadora GPRS nos locais onde a Draga operou, no respectivo mês. Ressalte-se que a qualidade da transmissão de dados via GPRS varia de acordo com o local e com o mês (situação da rede de transmissão de dados da operadora de celular).

4. Destino dos Valores de Tráfego. O valor arrecado com o tráfego é todo destinado à empresa Trimbase, que disponibiliza a rede de dados GPRS e o sinal de satélite para nosso serviço. Nenhuma fração do tráfego fica com nossa Empresa. Portanto, temos interesse inequívoco que os Cliente gastem o mínimo possível com o tráfego.

5. Acompanhamento do tráfego pelo Site da Gente e Terra. Lembramos uma vez mais que os extratos mensais do tráfego de cada Draga dos Clientes são disponibilizados mensalmente no site da Gente & Terra (www.genteterra.com.br), os quais podem ser consultados a qualquer tempo. Em caso de dúvida, contatar com nosso colaborador Tiago (e-mail/MSN: tiago@genteterra.com.br).

6. Draga Parada, em Manutenção ou em Estaleiro. Lembramos uma vez mais que quando a Draga for ficar parada por mais de 3 dias, o Empreendedor deve comunicar esta situação à Central de Rastreamento, de preferência via e-mail, para que a informação possa ser disponibilizada aos órgãos fiscalizadores, pois que nesta situação o sinal da Draga tende a ficar descontínuo, pela perda de carga das baterias. Portanto esta é uma providência que visa dar segurança ao Empreendedor.

7. Draga Parada e Valor do Tráfego. Mesmo com a Draga parada, o serviço de Rastreamento está sendo disponibilizado e o tráfego está sendo gerado, com o respectivo valor sendo repassado à Empresa Trimbase. Caso o Empreendedor vá ficar com a Draga inativa por mais de 30 (trinta) dias, poderá negociar com a Central de Rastreamento a suspensão temporária do serviço e do tráfego. Neste caso, porém, o serviço não será reativado dentro do prazo de suspensão, e a Empresa poderá cobrar algum valor pela desativação e/ou reativação do serviço.

8. Cuidado com Baterias, Alternadores e o Sistema Elétrico da Draga. Conforme já abordado em várias oportunidades, a manutenção e checagem periódica das baterias, alternadores e do sistema elétrico da Draga, geram segurança e economia para o Empreendedor, pois que nesta situação os rastreadores manterão os sinais estáveis, não haverá danos em fontes e componentes do Sistema e o tráfego será menos oneroso, conforme explicado anteriormente, em especial nos itens “2” e “3”.

9. Mensagens de Bateria, Valor de Tráfego e Estabilidade dos Sinais. Conforme esclarecido no item “2”, o novo programa dos rastreadores permite a geração de mensagens para a Central de Rastreamento, informando quando o suprimento de energia do Rastreador é deficiente. Neste caso, a Central comunica a situação ao Empreendedor, via Boletim Informativo encaminhado por e-mail, sendo muito importante que o empreendedor tome providências imediatas, revisando baterias, alternadores e sistema elétrico da Draga, para assegurar estabilidade na geração de sinais e economia no tráfego, conforme esclarecido no item anterior. Alertamos ao Empreendedor, neste sentido, que as remessas dos referidos Boletins Informativos se dão exclusivamente por e-mail (é a forma de comunicação oficial, no caso), razão pela qual se torna imprescindível a consulta diária do Empreendedor a seu respectivo e-mail e a adequada manutenção do seu endereço eletrônico em bom funcionamento.

10. Manutenção do Sistema Elétrico da Draga. Lembramos que especificamente para manutenção do sistema elétrico da Draga, o Empreendedor pode lançar mão de profissional à sua livre escolha, com o cuidado de que este não danifique o Sistema do Rastreador, porém, se tiver interesse de acionar nossa Assistência Técnica, o serviço será cobrado.

11. Circulares Disponíveis no Site e Uso do E-Mail. Lembramos que os textos das Circulares que estão em vigor encontram-se todos disponíveis em nosso site. Ademais, em razão da característica do Serviço de Rastreamento, alertamos que as mensagens enviadas e recebidas via e-mail são uma foram oficial de comunicação entre nossa Empresa e os Clientes, dentro do Projeto de Rastreamento, razão pela qual deve ser dada atenção especial à consulta diária do seu e-mail, e ao bom funcionamento do mesmo, conforme anteriormente destacado. Em caso de dúvidas, contatar com nosso colaborador Tiago (e-mail/MSN: tiago@genteterra.com.br).

Esperamos que com estas instruções melhore a compreensão acerca do funcionamento dos Rastreadores e do Tráfego e da importância da manutenção dos componentes elétricos para termos estabilidade no serviço e economia no tráfego. Porém, se ainda assim perdurarem dúvidas, sugerimos que seja contatada a Central de Rastreamento, para que sejam fornecidas informações complementares.

Sendo o que se apresenta, colocando-nos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas oriundas da leitura desta Circular, firmamo-nos


Atenciosamente !


João Paulo Antoniazzi de Moraes
Diretor

Cachoeira do Sul (RS), 10 de Agosto de 2009.

 

 
 
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